Atrativos Naturais

São 23 praias de uma beleza sem igual, de águas claras e limpas, ideais para banho, mergulho, pesca submarina e esportes náuticos. Tem passeios de escuna, banana boat e caiaque, além de passeios de barco pela Lagoa de Mãe-Bá e pelo Rio Beneventes, margeando o denso e exuberante manguezal, considerado um dos maiores e mais preservados do Brasil.

Atrativos Culturais

A cidade foi fundada em 1565 pelo jesuíta José de Anchieta e preserva exemplares de grande valor histórico. Vale a pena visitar as edificações históricas-culturais como o Santuário Nacional do Santo José de Anchieta, tombado pelo Patrimônio Histórico Nacional, onde Anchieta viveu os últimos dias de sua vida.

→ Veja mais fotos

Saiba mais

Praia de Ubu

É uma das praias urbanizadas mais tranquilas da cidade, ideal para famílias com crianças. O mar é calmo e na extensa faixa de areia dourada encontram-se quiosques que servem petiscos e restaurantes, cujas especialidades são, principalmente, os pratos à base de frutos do mar. O calçadão é um ótimo convite para caminhadas e passeios de bicicleta nos fins de tarde.

Rio Benevente

Área de preservação permanente. É um rio de planície e de águas tranquilas. Sua foz, em forma de estuário, é um viveiro rico em material orgânico, adequado à proliferação de crustáceos.É ideal para passeios de descida e subida do Rio, prática de ecoturismo. O passeio pelo Rio Benevente começa pelo Porto da Colônia de Pesca, onde são oferecidas embarcações pesqueiras com fins turísticos,promovendo um atrativo inesquecível pelos manguezais. A viagem dura duas horas e propicia ao visitante conhecer a fauna, a flora e a historia da região.

Santuário Nacional São José de Anchieta

A Igreja Nossa Senhora da Assunção que é uma das mais antigas do Brasil. Monumento histórico, que segundo a tradição, sua construção se deve ao santo São José de Anchieta. É composta por um conjunto histórico – Igreja de Nossa Senhora da Assunção e a antiga residência do “Apóstolo do Brasil”, hoje Museu Nacional de Anchieta. Construída no século XVI, provavelmente ela não estava totalmente pronta quando ele faleceu, no ano de 1597. Isso explica o fato de Anchieta não ter sido sepultado nela como era costume dos jesuítas, e sim, na igreja de Santiago, em Vitória, que é hoje o Palácio Anchieta, sede do Governo do Estado.

Museu Nacional Padre José de Anchieta

O Museu Nacional Padre José de Anchieta, anexo à Igreja Matriz de Nossa Senhora da Assunção, constitui também preciso patrimônio histórico do município. Ali podem ser vistos móveis antigos que pertenceram ao padre Anchieta, peças arqueológicas, roupas, a cela do padre e a relíquia de um de seus ossos e inúmeros outros grandes objetos de valor religioso. O museu é aberto à visitação de terça a domingo das 7h às 19 horas.